terça-feira, 26 de abril de 2011

Release Diletantes do Sol



A banda “DILETANTES DO SOL” é resultado de longo projeto musical de seus dois integrantes, Marcelo e Ricardo, que, iniciado em meados do ano de 2003, em Brasília-DF, resultou no lançamento independente do CD demo “Canções para o dia nascente”, em 2010, após atravessar idas, vindas e alguns recessos.
A concepção musical do duo surgiu, como é natural, das idéias e gostos musicais dos dois compositores da banda e da vontade de fazer música pela música, sem uma preocupação com o profissionalismo musical, algo que sempre se apresentou muito distante, além de difícil, para a dupla de músicos.
O nome do grupo musical marca, de um lado, esse amadorismo técnico e o amor pela música e, de outro lado, a apreciação pela poesia e pelo misticismo, notada nas letras das canções.
É característica da banda a exposição de sua memória musical afetiva em relação a bandas e artistas que influenciaram e marcaram a história pessoal de seus integrantes, tal como ocorre na dedicatória das canções a alguns de seus ídolos.
As influências musicais abrangem as tendências criativas dos dois compositores, indo do country-rock até o pós-punk, passando pelo folk e glitter-rock, com uma pitada de pop bublue-gum e ênfase na melodia. As referências são as bandas Joy Division, Violent Femmes, T-Rex, The Smiths, R.E.M., Belle and Sebastian, The Clash, além de outras. No Brasil, pode-se citar Cazuza, Arnaldo Baptista e Hojerizah.
As letras mantêm um clima poético que expressa as percepções da realidade interna e das coisas ao redor, como acontece na descrição de um amanhecer em “MANHÔ, ou a vontade de fazer uma canção em “ROCK SONG”. Tangenciam também o desejo de superação das limitações pessoais e de alcance da identificação com algo superior, sentido em “A FÚRIA” e “EVERYTHING”. As letras são tanto em Inglês como em Português, o que é definido de acordo com a necessidade de cada composição. As em Português geralmente são escritas pelo letrista Marcelo e as em Inglês, pelo Ricardo. Já a composição das canções, surgida da junção das experiências musicais dos dois integrandes da banda, é atribuída em geral a ambos.
A banda teve algumas formações com bateristas diferentes sem conseguir se estabelecer com nenhum deles. Optaram, então, por trabalhar com músico contratado ou convidado, que toca a bateria em gravações em estúdio ou apresentações ao vivo, sem prejuízo do projeto acústico da banda, que envolve gigs só com violão, baixo acústico e vozes. Hoje, portanto, os “DILETANTES DO SOL” existem como uma dupla: Marcelo, no baixo e vocais, Ricardo, na guitarra, violão e vocais.


Integrantes:
Os “DILETANTES DO SOL” existem como uma dupla: Marcelo, no baixo e vocais, Ricardo, na guitarra, violão e vocais. Bateristas e outros músicos são contratados ou convidados para gravar em estúdio e realizar shows.

Telefone: 61 9226 8179

Origem: Brasília - DF (Brasil)

Residência: Brasília - DF (Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário